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Helpdesk: Serviços Moodle

Moodle

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01O que é o Moodle?
O Moodle é um software de e-learning que permite a criação de cursos on-line, páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem. servindo também de complemento à aprendizagem presencial.
Os docentes da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias podem usufruir deste software acedendo a http://moodle.ulusofona.pt/

02Quais são os requisitos necessários para a utilização do Moodle?
Os utilizadores do Moodle só necessitam de um browser de Internet.

03Quais as principais funcionalidades ao seu dispor para a gestão de uma disciplina no Moodle?
O docente pode editar as páginas que lhe estão atribuídas, assim como, nomear outros docentes para a sua página. (Cada página atribuída ao docente corresponde a uma disciplina).
Na página principal da disciplina pode observar as unidades estruturais do Moodle, que consistem em secções centrais e blocos laterais. O docente constrói a página da disciplina adicionando recursos e actividades, isto é, as funcionalidades-chave do sistema.

Nota: O utilizador pode definir o idioma que pretende utilizar, editando o seu perfil. Para aceder ao seu perfil tem que clicar no link com o seu nome de utilizador, situado no canto superior direito. Independentemente das definições do seu perfil, o utilizador pode sempre alterar o idioma que deseja utilizar, através de uma combo box situada no canto superior, na sua página principal (a página que surge logo após efectuar login).

04 Como editar a página?
Através do modo de edição, o docente pode acrescentar ou modificar recursos e actividades na sua página. Pode efectuar esta acção clicando no respectivo botão no canto superior direito da página (turn editing on), ou através da selecção do link de edição no bloco de administração. Para sair do modo de edição basta clicar novamente no botão ou link no bloco de administração.

Quando o modo de edição estiver ligado:

Image:Edit.gif - O ícone de edição permite-lhe modificar os recursos ou actividades adjacentes.

Image:Help.gif - O ícone de ajuda abrirá uma janela auxiliar de ajuda.

Image:Hide.gif - O ícone do olho aberto indica que a respectiva actividade ou recurso está visível para alunos. Será fechado se clicar sobre ele.

Image:Show.gif - O ícone do olho fechado indica que a respectiva actividade ou recurso está oculto para alunos. Será aberto se clicar sobre ele.

Image:Right.gif - O ícone seta para a direita usa-se para alterar avanços de parágrafo de recursos ou actividades. Existe também um ícone seta para a esquerda.

Image:Move.gif - O ícone de deslocamento permite movimentar um elemento para qualquer local em tópicos de página.

Image:Movehere.gif - O ícone de "mover para aqui" aparece quando estiver a mover um recurso ou actividade na página.

Image:Delete.gif - O ícone apagar eliminará definitivamente um recurso ou actividade.

Image:Marker.gif - O ícone de marcação permite destacar um tópico na página.

Image:One.gif - O ícone – esconderá todos os outros tópicos.

Image:All.gif - O ícone + mostrará novamente os tópicos que estiverem ocultos numa página.

Nota: o modo de edição tem que estar sempre activado para poder efectuar as mais variadas actividades.

05 Que actividades posso realizar com os alunos?
O docente pode efectuar várias actividades enquanto ferramentas de aprendizagem. Como ferramentas de comunicação, destacam-se os chats, diálogos, fóruns e wikis. Como instrumentos de avaliação e construção colectiva, o docente pode efectuar testes, trabalhos, workshops, glossários. Tendo ainda ao seu dispor ferramentas de escolha e opinião, isto é, inquéritos, referendos e questionários.

06 Como funcionam os fóruns e os chats?
O Moodle oferece aos seus utilizadores diversas formas de estruturação dos chats. O docente pode optar por uma discussão geral com os alunos, ou por uma discussão singular, e ainda sem respostas. As mensagens podem ainda incluir anexos.

07 E os testes, quais as suas funcionalidades?
A área de testes do Moodle permite a correcção automática de respostas, a escolha aleatória de questões e a exportação de dados para Excel. Destaca-se ainda a possibilidade de importar questões de ficheiros txt.
Relativamente aos formatos de resposta, os testes podem ser de escolha múltipla, resposta curta, valores ou verdadeiro/falso.Para aceder a esta opção, é necessário ter o modo de edição activado, seleccionar a disciplina em que pretende efectuar o teste, de seguida clicar em Add an activity, e por último em surveys.
Estes fóruns para além de servirem como ferramenta de discussão, podem ter outros fins, como a criação de uma mailling list ou blog.
Por sua vez, os chats permitem uma comunicação síncrona em tempo real, permitindo o esclarecimento de dúvidas, entre outras vantagens. Estas sessões podem ser agendadas, com repetições.

08 O que é a área de trabalhos?
A área de trabalhos permite aos docentes a classificação de trabalhos e efectuarem comentários aos materiais submetidos pelos alunos. Os alunos têm conhecimento das suas notas e o docente tem a possibilidade de exportar os resultados para Excel.

09 O termo wiki deriva de wikipedia (http://wikipedia.org/) e neste espaço é possível a construção de textos com vários participantes, onde cada um contribui com informação, podendo sempre revê-la. Há sempre a possibilidade de consultar as várias versões do documento e constatar as diferenças entre as versões.
Podem ser adicionados elementos multimédia aos textos construídos.

10Para que servem os glossários?
Nesta área os participantes da disciplina têm a possibilidade de criar dicionários dos termos relacionados com a mesma, assim como bases de dados documentais ou de ficheiros, para além de galerias de imagens ou até mesmo links de pesquisa rápida.

11 Qual a funcionalidade das lições?
A lição consiste num número de páginas ou slides, que podem ter questões intercaladas com classificação. O prosseguimento do aluno está dependente das suas respostas.
As lições promovem uma componente interactiva e de avaliação.

12 E os books, como podem ser organizados?
Os books permitem a construção de sequências de páginas muito simples. Podem ser organizadas em capítulos e sub-capítulos. Há também a possibilidade de importar ficheiros html colocados na área de ficheiros da página. O livro apresentará o conteúdo dessses ficheiros htlm (imagens, outras páginas, vídeo, áudio).

13 E as ferramentas de escolha e opinião, em que consistem?
Dentro das ferramentas de escolha e opinião encontram-se os inquéritos, os questionários e os referendos.
Os inquéritos consistem num conjunto de instrumentos de consulta de opinião aos alunos inscritos numa página, tratando-se de uma forma de assessment da aprendizagem rápida.
Por sua vez, os questionários permitem a construção de inquéritos a participantes de uma página e a participantes não inscritos no sistema. Possibilitam o anonimato dos inquiridos, e os resultados, apresentados graficamente, podem ser exportados para Excel.
Por último, os referendos podem ser utilizados para recolha de opinião, inscrição em actividades, sendo dado aos alunos uma lista de opções previamente definida pelo docente. O docente pode ainda definir o número de vagas para cada opção.